Santana de Parnaíba, onde fica Alphaville, tem o maior crescimento entre as cidades com mais de 100 mil habitantes de SP


A cidade na região metropolitana de São Paulo também tem a maior taxa de não resposta ao Censo do país, com 16,8%, e a segunda em recusas.


Por g1 SP — São Paulo

 


Vista aérea de Alphaville em 1986 — Foto: Sidney Corrallo/Agência Estado

Vista aérea de Alphaville em 1986 — Foto: Sidney Corrallo/Agência Estado

A cidade de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, teve o maior crescimento populacional proporcional entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Brasil, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Em 2010, a cidade tinha 108.813 mil.
  • Em 2022, o número passou para 154.105 mil.
  • O crescimento populacional foi de 41,6%, considerando a população de 2010.

    A cidade abriga, conjuntamente com a vizinha Barueri, a primeira Alphaville do Brasil, um local que abriga chácaras e empreendimentos de luxo.

    Alphaville é um bairro nobre, idealizado na década de 70 pelos engenheiros Yojiro Takaoka e Renato Albuquerque, e é considerado a primeira tentativa de se criar artificialmente um distrito de grandes proporções no Brasil. É formado por vários condomínios fechados de alto padrão e também tem centros comerciais, industriais e empresariais. Depois, foi replicado em várias cidades do país.

    Por conta de seus grandes muros e certa distância do Centro da capital paulista, Alphaville deu nome a um curta-metragem que aborda o chamado "apartheid social brasileiro".

  • “Santana de Parnaíba está em um processo de redistribuição espacial da população do interior da região Metropolitana de São Paulo do que propriamente uma chegada de imigrantes de fora da região Metropolitana”, afirma José Marcos Pinto da Silva, pesquisador do Núcleo de Estudos da população da Unicamp.

    Justamente por estar em desenvolvimento, a cidade ainda enfrenta muitos desafios, como ausência de tratamento de esgoto. Somente 65% de Santana de Parnaíba tem uma rede de esgoto tratada.

    Segundo o prefeito da cidade, Antônio Marcos Batista Pereira (PSDB), a rede de esgoto vai ser 100% tratada até 2027. O município também não possui um hospital municipal, mas segundo Antônio Marcos será entregue até ano que vem.

    Maior taxa de não resposta

    Santana de Parnaíba também foi o município com a maior taxa de não resposta ao Censo do país, com 16,8%.

    A taxa de não resposta leva em consideração dois pontos: o morador pode não ter sido encontrado no imóvel, mas também pode ter se recusado a responder o Censo. Entre os 20 municípios com maior taxa de não resposta, todos são do estado de São Paulo.

    Municípios com as maiores taxas de não resposta:


    1. Santana de Parnaíba: 16,8%
    2. Itaquaquecetuba: 15,7%
    3. Ribeirão Preto: 14,3%
    4. Votorantim: 13,7%
    5. São Paulo: 13,4%

  • 2ª maior taxa de recusa

    A cidade de Santana de Parnaíba teve também a segunda maior taxa de recusa de resposta ao Censo do país, ou seja, quando o morador se recusa a responder.

    Municípios com as maiores taxas de recusa:


    1. Maracanaú (CE): 5,2%
    2. Santana de Parnaíba (SP): 4,6%
    3. Taboão da Serra (SP): 4,2%
    4. Franco da Rocha (SP): 4,1%
    5. São Paulo (SP): 4,1%


  • Igreja Matriz de Santana de Parnaíba. — Foto: Reprodução / TV Globo

    Procurando ou vendendo um imóvel? Contate-nos!
    (11) 95318-0090




Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies